sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Balanço da Helô




Lendo uma entrevista com a Helô Buarque,ela faz um balanço de Maio de 68 chamando sua geração de prepotente.Até concordo,mas vejamos:Seria possível reivindicar algo,seja os tais direitos civis,seja mais liberdade de expressão e cia usando de muita humildade?
Ou a ditadura militar no Brasil também não usou de prepotência?Pior,ainda contou com um grande apoio de seres com índole de escravos.
Certo,Mao e Cia..quer algo mais arrogante?
Por outra,pra dizer que se tratava de uma geração prepotente,não podemos deixar de lado o hoje.Ou seja, a quantidade impressionante de alunos com sentimento de onipotência e falsa auto-suficiência,mas com um detalhe:sem nunca ter pego um livro na vida(ou pelo menos,um livro mais substancial)e ainda com 0,5 por cento de vivência.
Por esses dias fiquei sabendo que o cara afirmou categoricamente:Que é isso, professora?Os Beatles inventaram foi a bossa-nova.
Disseram-me também que ler é coisa de quem não tem o que fazer.Acredito que jogar videogames,ver tv,etc,então seria.Alguém chegaria para uma criança para dizer que sua atividade lúdica não serve para nada?
Claro,dentro da lógica produtiva essa infância deve ser cortada o mais cedo possível para tão logo ser substituída pelo eterna adolescência,ágrafa e super antenada com celulares e seus "multi-usos"e fetiches,além dos orkuts da vida,..
Se não fosse a tal prepotência da geração de 68 os negros,as mulheres...teriam de fato conquistado algo?
Por outra,esses jovens de hoje teriam ganho uma informalidade que infelizmente acabou sendo assimilada mercadológicamente a ponto de sugar-lhes forças,sentidos,cérebros,almas...?
De qualquer forma,aquela arrogância lia um pouco mais,não tinha esoterismo barato,bruxarias derivadas ou auto-ajuda como referência máxima de leitura;buscava algum tipo de enriquecimento de espírito,para o "bem" ou para o "mal".
Muitos são os erros,claro.Mas a Heloísa esqueceu de dizer que a geração dos 2000 é ainda mais arrogante.Embora quase sempre fundamentada no Nada,na anestesia do excesso de "informações" e sensações pré-fabricadas,sem "causas" ou sensibilidade.Ainda mais umbigada e com o sentimento,melhor, a adrenalina de uma poser liberdade.Ou seja,falsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário