segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Caetanices "pós-mudernas"




Disseram-me via fone que o Caetano havia dito que Lula é "analfabeto,ignorante", qualquer coisa(s) do tipo.E,o pior, que isso teria gerado uma enorme polêmica(pra variar,tratando-se de quem falou).
Preferi conferir a veracidade disso tudo,até que vi no blog do Inácio Araújo,crítico da Folha, uma espécie de confirmação.
Não vem ao caso aqui se Lula é ou não ignorante,analfabeto(o primeiro, em grande medida,somos todos nós).
As "novas gerações",digamos,têm razão em ter nojo de Caetano.Devem se perguntar por que razão seus pais,tão "cultos",ficam babando ovo nesse cara do "século passado" e,que além do mais,vomita tantos clichês por aí com tanta gana,a Deus dará,como alguém super-protegido por uma "posição" deslocada,se alimentando narcisicamente disso tudo,já que "somente" arte seria pouco,muito pouco para ele.
Eu,que sou um desses velhos(pero no mucho),posso dizer que Caetano,caros jovens,tem seu lugar na música brasileira sim.E julgar toda uma obra por uma música ou outra é leviano.Assim como julgar toda sua produção pelas bobagens que profere.
Agora,mais leviano é um cara como ele nunca se cansar de suas tarefas retroalimentares,disparando suas frases de efeito sem fim(não são observações)sobre todos os assuntos.Aderindo,com gosto e gozo,a essa capa(de cepa babosa)com que a imprensa inócua(igualmente retroalimentar)o cobre(recolhendo suas próprias babas milenares nos copinhos),como um herói da "inteligência" dos trópicos:o "Baiano Rei".
"Admirado" inclusive pelas novas patotas baianas que se sentem bem em proferir que "o amam" tanto,apesar de mal conhecerem sua obra.Como sinal de "respeitabilidade" para um analfabetismo(funcional ou não)que reina.
Será que essa imprensa nunca irá aprender que Caetano não é porta voz intelectual de porcaria alguma e que deveria se restringir a falar de música popular,ou de histórias da carochinha e de seu doce predileto?(Prefiro-o na Caras,é mais coerente).
Talvez se fossem perguntá-lo sobre música,o mesmo teria orgasmos a dizer." Que nada,o Axé é tudo!É lindo! Aliás,não posso falar mal de algo que eu mesmo criei. Guardadas as devidas proporções,claro.Já que eu sou culto e a nova turma,não.Poderia até ter falado tão mal do Lula antes,mas como meu amigo é que era o ministro,deixei esses holofotes pra depois,enquanto me distraia com outras picuinhas que me fazem gozar.E,em meio às cacas que os críticos escrevem sobre mim,eu,Deus Baiano pairando acima das críticas,do Bem, do Mal e do Tempo,contemplo tudo com o sentimento de "êxito interior",do fundo de meu banheiro lindo,seus pobretões.Pois lugar de narcisistas-anais é no banheiro,contemplando a própria imagem,de preferência multiplicada por mil.Esse é o barroco brasileiro que tanto profetizo,seus ressentidos de araque.Crítico é tudo pobre.Resplandeço solar a cada vez que falam bem ou mal de mim.Afinal,esse é meu destino histórico.E,quiçá,desse lindo Brasil dos "cadernos culturais"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário