segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Revisões sem computador





Problemas nesse computador.Não sei quanto tempo irá durar.Enquanto isso,vamos ao menos pincelar alguma coisa.

Por esses dias,algumas revisões de George Cukor:

Nascida Ontem-

Belo filme da Frente Popular norte-americana.

Um dos grandes líderes dessa postura esquerdista parecia ser a atriz Judy Holliday,que trabalhara no teatro com os roteiristas de A Roda da Fortuna,Cantando na Chuva e Dançando nas nuvens.Juntos no cinema ainda fizeram a resistência de Uma Loura por um milhão,ao fim do ciclo de musicais de Hollywood.

Holliday está adorável no papel da loira de voz estridente.A que irá dar o tom para seus amigos na confecção da personagem de Jean Hagen em Cantando na Chuva.

No mais,trata-se de um filme que tematicamente associa saber e ampliação de consciência em uma depuração dos momentos mais políticos de Frank Capra,que de certa forma são retomados em um estilo menos discursivo e mais mordaz.

A forma é límpida e elegante e a formidável cena do jogo de cartas tornou-se memorável.
Filme de forte frontalidade,embora com a finesse característica do diretor.

Núpcias de Escândalo-Já gostei mais.Ao pensar que o cinema americano nos dava Cupido é Moleque Teimoso(Leo McCarey)e Levada da Breca,atribuir unicamente a uma mulher a responsabilidade para um fim de casamento soa envelhecido.Essa mesma passará por um processo que levará ao recasamento,que é o caso na grande obra de McCarey também.

Poderíamos falar que Cukor conduz tudo de uma maneira em que extraia vida de quase todos os personagens em cena,dos de frente e de fundo. Mas o que chama mais a atenção é a presença de Katharine Kepburn,atriz visionária no cinema e que por estar sempre à frente de seu tempo,ou seja,na vanguarda,Cukor aproveita para nos oferecer como a mais bela das jóias em cena mas,certamente,bem mais do que isso.

Passemos posteriormente ao melhor deles:Holiday,chamado no Brasil"O Boêmio Encantador".

Nenhum comentário:

Postar um comentário