sábado, 27 de fevereiro de 2010

Motown e Sinatra


Uma surpresa esse cd Motown Celebrates Sinatra, não somente pelo fato de haver uma feliz transposição do jazz para a soul music da gravadora,ou até mesmo uma mesclagem de certa maneira bem sucedida.

Ok.Berry Gordy capricha na produção da abertura cantada por Diana Ross(The Lady is a Tramp),enquanto a mesma diva será capaz de tornar uma música de uma fase menos consistente de Sinatra(Strangers in the night),embora mais popular,um luxo de suavidade e elegância,retirando de cena todo derramamento desnecessário.

Marvin Gaye não cumpre aqui o ofício do mestre e inovador do soul a adaptar outro estilo.Em Witchcraft deixa ele bem claro que é o próprio intérprete de jazz,capaz de vivenciá-lo com intimidade,técnica e feeling,tornando seu momento digno de um Chet Baker.A síncope instrumental e vocal dessa execução e interpretação talvez seja o ponto mais alto do cd.

O mesmo Gaye retomará uma canção de Harold Arlen e J.Mercer na última faixa do disco,fechando a empreitada com o brio necessário(a clássica Onde for my baby).

Os Temptations não passam vergonha em Night and Day,mesmo que saibamos ser impossível comparar sua versão com as melhores da obra de Cole Porter.

O outro ponto(muito)alto vem de Steve Wonder que,em Lonesome Road,apropria-se de um clássico como se fosse uma canção de sua própria autoria,nascida e prolongada a partir de seu próprio estilo.Nem tanto jazz ou mesmo soul,mas um momento by Steve Wonder de pujança e entrega sonora memoráveis.

Há ainda o belo instrumental de Moonlight in Vermont ou o equívoco de Liz Lans tornando a grandiosa In The Wee Small hours in the morning em demasiado lirismo,de canto lírico aqui passadista,a girar para trás a roda da música urbana.

Mas o ainda menino Michael Jackson surpreende e muito com uma All the Things you are a plenos pulmões e gana inserida em arranjos encorpados,repletos de uma magia que nos dá a entender muito bem as razões da Motown ter sido a gravadora que foi(pardon pela tautologia talvez desnecessária).

Nenhum comentário:

Postar um comentário