segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pitadas de RA- A Inveja e o futebol




"O futebol é uma combinação de tênis e frescobol.

Em relação ao time adversário o futebol é tênis, guerra, o adversário tem de ser derrotado. Se eu não o derrotar, ele me derrotará: ou um ou outro...

Mas, para que o meu time derrote o adversário, é preciso que os seus jogadores joguem, entre si, o jogo do frescobol. Há de haver cooperação. Ou todos ganham ou ninguém ganha: “um e outro“...

Pode acontecer – e frequentemente acontece – que um jogador seja roído pelo rato chamado “inveja“. E a inveja não consegue jogar o jogo da cooperação.

A inveja instaura, então, o jogo da “sabotagem“. O objetivo do jogo da sabotagem é destruir o companheiro que me causa inveja (ele joga melhor, é mais bonito, é mais amado...). Assim, ao invés de lhe passar a bola para que ele faça o gol – ele está livre, sozinho diante do goleiro! – o invejoso prefere driblar os três adversários que se encontram à sua frente para ele fazer o gol e se transformar em herói. O resultado: ele perde a bola e o seu time perde a partida.

O time perdeu a partida, mas o invejoso está feliz: ele não deixou que o outro, que ele inveja, fizesse o gol... A esse tipo de jogador eu dou o nome de “sabotador“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário