quinta-feira, 6 de agosto de 2009




Após ter postado seguidamente algo sobre Tom Waits, David Bowie e Joan Miró, me pergunto não tanto numa sede de "sentido", mas numa espécie de peripécie analógica, que eles não estariam por aqui tão arbitrariamente aproximados uns aos outros.
É que Waits cria nas beiradas das ruas em cima dos detritos da cultura e se esforça muito por ir colando caco por caco dos terremotos da decadência a fim de dar origem a um canto que, por vezes, beira o profético.
Enquanto David Bowie morre ao final de cada obra sua para dar origem a um novo Bowie da próxima, a partir das ruínas da civilização. O que gera um ímpeto de reorganização das coisas em estilo renovado, no momento mesmo em que abria caminho para outros artistas.Os terremotos da cultura são importantes para uma nova organização geológica da terra. São eles, afinal, que permitem a conversão de morte em vida.
Para não falar nos Talking Heads que trabalhavam a partir das ressacas das utopias dos anos 60 e, de tais detritos, uma obra reinjetada de ânimo se fazia possível, abrindo caminho também para tantos outros artistas.
Em Joan Miró, o pintor, um surrealismo distinto do de Salvador Dali se realizava. Dali ainda se preocupava com alegorias, com a significação do "por detrás das coisas", tornando o surrealismo também figurativo.
Em Miró as formas encarnam sua própria vida como realização moderna da vivificação dos detritos da imaginação, frente a um mundo mecânico e mecanicista. A partir dos detritos do imaginário, Miró oferece sua resistência ao olhar mecanizado, contaminado do mundo ( inclusive das imagens) disseminado como rotina( hoje não somente nos adultos, mas nos próprios adolescentes e mesmo nas crianças, desde cedo treinadas a uma inclusão cada vez mais veloz no universo da poluição visual, quase sempre nadificante).
Miró é a realização de Marcuse, do imaginário no poder "avant la-lettre". Embora um imaginário que não se leva a sério como Linguagem do Poder. Frente aos cacos da civilização, as aquarelas de Miró estão a rir disso tudo como "crianças" sábias a nos colocar de cabeça para baixo, ou como a reis que abruptamente se vêem nus.
É um pouco por isso que, sua obra, de tão lúdica se converte em algo tão grave a nossos olhos tão marejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário