sexta-feira, 21 de agosto de 2009









Depois de O Aviador, vou revendo alguns trabalhos do Scorsese que havia ficado talvez um pouco na geladeira nos últimos tempinhos.
Posto aqui correndo de uma lan uma foto de "O Touro Indomável", que revi pouco tempo após o Aviador. Dos dois trabalhos talvez mais conhecidos do diretor(Taxi Driver e esse Touro),creio que hoje eu ainda goste bem mais do Taxi, mas o Touro permanece um baita filme!
Em "O Touro Indomável" o palco do boxe e o palco da vida são, na verdade, um só.E esse touro vivido por Robert De Niro é sacrificado em ambos.Ou melhor,se auto-sacrifica, uma vez que sua natureza autofágica caminha sempre de vento em popa ao longo de sua jornada.
Em meio à sordidez do mundo do boxe( nada aqui que remeta ao heroísmo de vários filmes sobre o assunto)e à sordidez da vida privada desse impotente Jack La Motta que mal come sua mulher e só pensa em se matar no ringue da vida, acompanhamos uma jornada de purgação que se mostra eterna, na mesma medida da "eterna" inflexibilidade desse homem.
Frente a esses palcos, Scorsese opta pelo balé da câmera principalmente no "palco do ringue", muito embora uma "luz de igreja" esteja presente em qualquer um deles.Afinal, "O Touro Indomável" é o réquiem de Martin Scorsese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário