quinta-feira, 10 de março de 2011

( Comunicação e Informatização)





“ Uma visão realista de como o mercado opera leva-nos a compreender por que as tradicionais empresas das mídias da era pré digital não estão se encolhendo diante do ciberespaço, mas se dilatando através de alianças com as telecomunicações e setores computacionais.


Companhias telefônicas e de cabo estão se afiliando na consolidação de um oligopólio midiático global que proximamente se transformará em um mais vasto oligopólio comunicacional global, dominado por um pequeno número de conglomerados massivos, com uma miríade de joint ventures ligando todos os jogadores uns aos outros (McChesney).


Nesse cenário, o destino das pequenas empresas é desenvolver a pesquisa e a experimentação até o ponto em que pareçam lucrativas para serem vendidas para um gigante existente.

Do ponto de vista do usuário das redes, no início do século XXI, o uso da internet começou a se cristalizar em duas aplicações fundamentais:

A) O comércio eletrônico e o bom proveito que ele soube extrair da interatividade própria do meio, a saber, a possibilidade de se obter um alto desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca para o desejo consumista.

B) Os portais estão transformando a internet em um campo manejável de familiaridade entre consumidores e investidores.

Para se ter uma idéia de quão competitivo o capitalismo digital será, basta lembrar que abrir um site de comércio eletrônico sem aliança com um portal é o mesmo que abrir uma loja de sopa salgada no deserto. Quem controlar a porta de entrada que as pessoas usam para iniciar sua navegação, controlará a maior parte do bolo da propaganda e das vendas (McChesney).

O testemunho de Piscitelli (2002) sobre a questão não deixa margem para o cultivo de ilusões. Depois de uma década de vida e de sete de exploração comercial, com a queda da Nasdaq, 50% do tráfego da internet acabou por se concentrar em quatro lugares: Amazon, Yahoo!, Microsoft e Napster.

(Damos prosseguimento posteriormente, mas também com algumas boas notícias).

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