segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mineirices







" Homens e mulheres sonham com um jardim. É preciso escolher um jardineiro.

Em tempos idos, bárbaros, os mais fortes, com porretes nas mãos, decidiam sobre a forma do jardim. Quem não concordava recebia uma porretada.

Aí chegou a democracia, coisa que eu amo e quero. Não é preciso brigar pela forma do jardim. A gente escolhe o jardineiro de acordo com o gosto e interesse.

Mas, como na prática a teoria é outra....Os indivíduos não são nem livres nem "racionais". São tolos. Moram em covas como toupeiras. Não vêem jardim. Só pensam na sua cova e por ela fazem qualquer negócio.

Trocam um jardim para todos por um apartamente para si. Querem um pedaço de terra cercado de muros no meio de uma montanha de lixo.

O que querem é uma canoa, não importando que, junto com ela, venha o dilúvio. Para se entender política é preciso ler menos os politicólogos e mais Orwell, Maquiavel, Freud.


Hoje os porretes da ditadura foram substituídos por artifícios de sedução. A fala macia da serpente é mais eficaz.

Na ditadura o estupro é óbvio. A ditadura gera o desejo de vingança. Na "democracia" o cidadão permite o estupro, é cúmplice do estupro, na esperança do gozo.

Felizmente, existe a dona Maria, minha faxineira, que fez almoço para as crianças de seu bairro. Acredito em seu gesto. E como ela, há milhares de donas Marias e senhores Joãos ( de outra crônica) por esse Brasil afora, pessoas anônimas que nunca se candidatarão e que, se candidatassem, não se elegeriam. Faltam-lhe as condições mínimas para triunfar no jogo: não têm esperteza nem dinheiro..."
( Ra)


Ps- Foto de "Fort Apache", de John Ford.
Ps 2 - O poema F- abaixo- é de Carlos Drummond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário