quarta-feira, 22 de junho de 2011

Espiritualidade no cinema






" O filme tem menos suspense e menos humor do que o habitual no cineasta inglês.


Isso é fartamente compensado pelo que explicita na obra de Hitchcock, já definida como um cinema da alma, instância que participa ao mesmo tempo da matéria e do espírito; alma que o suspense dilacera, colocando diante de futuros simetricamente opostos- a salvação e a perda.

"O Homem Errado" é também o filme que mais intensamente clarifica a função do olhar em Hitchcock. A escolha do ator é determinante. Henry Fonda tinha uma imagem ambígua: forte e fraca ao mesmo tempo. Mas, sobretudo, possuía um olhar interiorizado.

A capacidade de ver, em Balestero, está associada diretamente à de fixar-se no vazio. E fazer com que o vazio seja uma forma de plenitude, de ocupação do ser por uma instância superior. Este é um dos mais belos filmes sobre o olhar já feitos em todos os tempos".

( Inácio Aráujo, 15 de Maio de 1991).

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