quarta-feira, 29 de junho de 2011

Frank Tashlin- 1










Para um blog como esse, de pretensões educativas - coisa de gente pretensiosa-, não caberia ficar a espalhar receitas aos quatro ventos. Mas, de alguma forma, fomentar um "debate" em minha mente, ou em outro local. O que poderá, logo, se estender a outros.


Isso não implica que não haja sujeito, sua morte. Em todo caso, em alguns momentos cabe mesmo assassiná-lo, calando-me para que outros falem.

O exercício de escrita já constitui uma tarefa talvez- ou, um tanto quanto- vaidosa. Portanto, em um blog ao menos, caberia por vezes que não somente outros falassem, como a morte de certo estilismo, ao deslizar para um bate papo aberto, quase olho no olho, texto no texto.


Cinema


A educação para o cinema é a mais árdua.

Morando em uma cidade interiorana, com parco acesso a uma boa filmografia, penso primeiramente na turma daqui, que, nesse quesito, parece viver em um deserto- como eu.

De que adianta rastrear certos filmes se as noções não comparecem, sendo lançadas a esmo, em um mundo em que a imagem fala- grita- mais alto para que poucos a ouçam e vejam?


Humor




O riso não hienista, mas aquele que te abre, como proposta de um cinema lúdico, mas nada tolo. Frank Tashlin por Peter Bogdanovitch:


" Frank Tashlin dirigiu e escreveu mais de vinte comédias em Hollywood, muitas delas abiloladas, redigiu enredos para boa quantidade de outras, escreveu e ilustrou três livros infantis engenhosos e cáusticos, e dirigiu mais de sessenta desenhos animados notavelmente inventivos.


Porém, nos USA, pouca gente prestou sua atenção nele, provavelmente porque a maioria dos seus filmes foi- na superfície, com certeza- veículo para Jerry Lewis, Bob Hope, Jayne Mansfield e Doris Day.


Vários foram sucessos de bilheteria, mas esse não é o tipo de material que conduz a grandes créditos no estabilishment. Embora Jean-Luc Godard e vários outros críticos e cineastas da Nouvelle Vague francesa tenham lhe prestado elogios derramados, e apesar de esses diretores (Godard, Truffaut, Jacques Rivette, Luc Moullet) terem sido por vezes claramente influenciados por ele.


Fora de Hollywood, Tashlin era virtualmente desconhecido em seu próprio país. Ainda hoje- apesar da monografia elogiosa publicada pelo Festival de Cinema de Edimburgo para acompanhar a retrospetiva que realizou em 1973 sobre o diretor, e a despeito da grande retrospectiva promovida em 1994 durante o Festival de Locarno-, mais de vinte anos após sua morte, Tashlin permanece esquecido no país que ele procurou descrever ao longo da carreira".



Foto- Will Sucess Spoil Rock Hunter? ( no Brasil, o mixo título é " Em Busca de um Homem")

Nenhum comentário:

Postar um comentário