sábado, 25 de junho de 2011

O Nó da Educação- 2






" Uma das principais causas desse atraso é, também, nossa estrutura federativa: temos quase seis mil sistemas ou redes de ensino.

A União se ocupa do ensino superior, os Estados do ensino médio e os Municípios da educação infantil e do ensino fundamental. Esses entes federados não costumam dialogar entre si quando o assunto é educação. Daí decorre também o nepotismo, o patrimonialismo- muito evidente na indicação política dos dirigentes das escolas- o clientelismo e a corrupção em muitos municípios.


Nenhuma reforma educacional terá êxito se não se traduzir em investimento na docência, não só melhorando os salários dos professores, mas também sua formação, suas condições de trabalho, envolvendo-os como sujeitos no processo.

Quando falo dos docentes, falo de sua categoria, e não isoladamente, por meio de prêmios individuais- como o "bônus por desempenho"-, instituído pelo Estado de São Paulo. O incentivo ao professor deve ser coletivo.

O que deve fazer a escola?

Ela precisa buscar legitimidade na comunidade. De um lado, precisa posicionar-se diante de um modelo econômico concentrador de renda: o Brasil, apesar dos avanços dos últimos anos, está entre os quatro países mais injustos do mundo.

De outro, precisa construir sua alternativa a partir da revisão de seu próprio modelo, para que seja mais participativo e transformador. A escola tem um grande potencial de mobilização que ainda não utilizou inteiramente.


O Congresso deveria discutir, simultaneamente, outro projeto importante: a Lei da Responsabilidade Educacional. Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal ainda não se pronunciou sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade do Piso Nacional do Magistério."

(Moacir Gadotti)



As passeatas estão aí, seja pela descriminalização da maconha, seja para o casamento homossexual. Ok.

Já para temas como educação precária ou saúde abominável, "as minorias" ou, a grande maioria se cala. Claro: o próprio umbigo é sempre mais relevante na cultura apocalíptica do narcisismo- a das ditas "liberdades individuais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário