quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Pessimismo cínico- por Christian Dunker




"Há certo consenso intelectual, não sem motivo ou precedente, de que a expectativa de alguma mudança vai bem com a desconfiança. Aplicação às avessas da lei universal da decepção pelo consumo.

Regra: o objeto, quando consumido, será abreviado da propriedade mágica que ele possuía antes de ser comprado. Propriedade encantada que se desmancha nos primeiros encontros de usos e abusos. Decepção, bem ou mal disfarçada, cujo modelo é a criança mimada às voltas com seu brinquedo novo.

Tenho cá minhas dúvidas com relação a essa moral prevenida de que sentimentos e aspirações mais positivas devem ser aniquilados por um modelo de decepção calculada, que recriminamos como uma disposição infantil e cuja voz sussurra aos conformistas: "é melhor fugir de promessas, assim a gente reduz perdas, não faz papel de bobo. O que vier é lucro".

É a atitude defensiva, baseada no ressentimento social e na tese de que é melhor não apostar em jogo viciado, que inspira um tipo de idealismo, disfarçado de crítica realista e insuficientemente analisado.

Explico. O mais-de-gozar depende da identificação entre um objeto de consumo e o objeto traumático da nossa fantasia inconsciente. Assim gozamos duas vezes e não pagamos nenhuma: gozamos ao reviver a ilusão infantil na qual teríamos sido o objeto da promessa otimista de nossos pais, e gozamos do fato de que nada perdemos com nosso pessimismo, pois "pior que está não fica".

Ou seja, esperando o tempo necessário, seríamos confrontados com a verdade de que "só mudam as moscas", o resto continua tudo igual. Cara, eu ganho, coroa, você perde. O leitor agora está em condições de advinhar quem é esse resto obsceno que não muda nunca.

A ilusão pessimista reside na convicção de que algo precisa e ficará necessariamente igual a si mesmo, não importa o que aconteça. Idealismo preguiçoso, baseado na crença última de que há uma essência que permanece. Crença falsamente realista que nos conforta com o sentimento de "segurança" e "estabilidade", de que existe uma mesma coisa traumática em torno da qual as moscas se revezam".

Nenhum comentário:

Postar um comentário